Joss Stone é a favor da pirataria de música

. 27 junho 2008

A cantora britânica Joss Stone considerou, numa entrevista recente, que a pirataria musical na Internet é «brilhante», encorajando os fãs a partilharem as suas músicas.

«Penso que é óptimo», respondeu a vencedora de um Grammy no ano passado a um jornalista que a questionou, no final de um concerto realizado recentemente na Argentina, acerca da sua opinião sobre a pirataria e as pessoas que descarregam as suas músicas na Internet.

«Óptimo?», afirmou o jornalista, surpreendido pela resposta.

«Sim, adoro. Penso que é brilhante e vou explicar-te porquê», retorquiu Stone. «A música devia ser partilhada. [...] A única parte acerca da música que eu não gosto é o negócio que lhe está associado. Agora, se a música for gratuita, então não existe negócio, existe apenas música. Por isso, sou a favor, e acho que devíamos partilhar», afirmou, citada pelo blog "TorrentFreak".

«Não há problema se uma pessoa a compra, a grava, a partilha com os amigos, não me importo. Não me interessa como a ouvem desde que a ouçam. Desde que venham ao meu espectáculo, e passem um bom bocado a assistir ao concerto ao vivo está tudo bem. Não me importo. Fico contente por a ouvirem», acrescentou.

Joss Stone, que assim engrossa as fileiras dos cantores que se manifestaram publicamente a favor da partilha da sua música, disse ainda que a maioria dos artistas que se opõem a que os fãs façam o download dos seus temas foram provavelmente alvo de uma «lavagem cerebral» por parte das editoras discográficas.

1 comments:

ArmPauloFerreira disse...

A editora vai lhe cair encima com essas declarações. Concordo com ela mas não totalmente. Acho que a música se estragou e perdeu grande parte da mística apartir do momento que a internet se meteu a meio e tudo deixou de ter valor quando se pode ter gratuito (gamado, copiado, descarregado, etc).
Eu compreendo a ideia dela mas então porque ela e muitos outros não decidem desistir de ter uma editora e passarem a disponibilizar a música que fazem apartir dos seus próprios sites? Pois é... deixavam de ter dinheiro para comer. É que se o grosso do que ganham são os concertos... ao não terem a máquina promotora que é a editora, ninguém os conhecia, logo ninguém aparecia nos concertos, logo não fazia dinheiro...