FIFA 09 vs. PES 2009

. 19 outubro 2008

Hélio Duarte, administrador do site WinTech «Gaming» lançou o debate, eu como fã de FIFA deixo aqui o seu ponto de vista que me pareceu bastante bem elaborado. No entanto podem através do seguinte LINK responder e até consultar o ponto de vista de alguns leitores do site.










"Todos os anos se coloca a mesma questão: PES ou FIFA? Não vamos responder a essa questão, pois trata-se de uma opinião pessoal, e cada um tem a sua, mas para nós FIFA está num patamar acima de PES.

Damos-lhe 5 razões porque preferimos FIFA 09:

1ª Razão: Autenticidade

Este ano, PES 2009 até tem mais equipas licenciadas, e o modo UEFA Champions League que nos permite jogar esta competição com a principais equipas europeias.

No entanto, o que podem dizer os edeptos das equipas ditas "mais pequenas"? Em PES 2009 não podemos ganhar a Liga Portuguesa com equipas como por exemplo o Vitória de Setúbal ou Estrela da Amadora. Porquê? Primeiro porque as equipas não estão incluidas, e depois porque a Liga Portuguesa também não.

O facto de FIFA 09 incluir centenas de equipas reais, ligas, modelos de jogadores que se parecem com o jogador real, equipamentos reais, estádios, entre outros elementos, faz com que os amantes do "futebol real", se identifiquem mais com FIFA 09, do que com PES 2009.


2ª Razão: Apresentação

A apresentação inclui gráficos, audio e design do menú. Os menús suaves e simples de utilizar de FIFA 09, permitem que o jogador salte por exemplo da àrea de resultados para o modo de treinador sem grande esforço.

Em contrapartida, os menús estravagantes estilo pop-art de PES 2009 são demasiado confusos para os olhos. Podemos entrar num jogo facilmente, a não ser que seja online, onde temos que escolher um lobby, e andar à caça de uma conecção decente.

Ambos os jogos têm uma boa banda sonora fora do relvado, mas dentro de campo, FIFA presenteia-nos com os cânticos dos adeptos, que vão continuando com o desenrolar do jogo. Já em PES 2009, os efeitos sonoros são repetitivos, e ouvimos constantemente um ruido que mais parece a televisão sem sinal.

A nivel gráfico, FIFA chega bastante melhorado, onde o destaque vai para o modelo dos jogadores e as cenas de entrada das equipas em campo.


3ª Razão: Modos de Jogo

O modo "Be A Pro", que permite que o jogador jogue com um craque de qualquer posição (menos guarda-redes), já estava bom em FIFA 08, mas este ano está ainda melhor, graças ao modo online 10 vs 10.

A Konami tentou copiar o modo "Be A Pro" de FIFA com o seu ‘Become a Legend", mas não existe comparação possivel. A cópia saiu um pouco borrada, pois o jogo de equipa que nos é possivel fazer em FIFA, torna-se impossivel em PES.


4ª Razão: Diferenças entre futebol no videojogo e na vida real

FIFA mostrou muitas inovações ao longo dos últimos anos, tentando apróximar as fronteiras entre o videojogo e o futebol da videa real. Uma prova disso é o Adidas Live Season, uma funcionalidade que actualiza os jogadores do jogo com a performance do jogador da vida real. Este aspecto, encoraja-nos a usar novos jogadores, que normalmente nunca jogariam no onze inicial.

O que tem PES 2009 para competir com isto? NADA!


5ª Razão: Estabilidade Online

A estabilidade online sempre foi um problema em PES, e isso tornou-se ainda mais notório nos últimos anos, onde jogar PES através da internet se tornou frustrante. Em FIFA nada disso acontece, pois é possivel entrar numa partida numa questão de segundos, e desfrutar de um jogo rápido e fluido.

Na versão de 2009 de FIFA, vamos encontrar o modo online 10 v 10, que ao contrário do que se previa, continua com os niveis de estabilidade de um jogo de jogador vs. jogador. Com PES 2009, já não acontece isso, pois da péssima forma de se chegar a uma partida, estas estão cheias de lag (atrasos), o que as torna práticamente impossiveis de jogar.


Estas são algumas das razões pelas quais preferimos FIFA 09. Se a sua opinião não é esta, e tem argumentos para contariar estes factos, deixe o seu comentário (necessário registo) ou envie-nos uma mensagem para webmaster@wintech.com.pt

Teremos em consideração todas as opiniões válidas, e actualizaremos esta área com os vossos depoimentos."