Microsoft anuncia Software Antivirus gratuito

. 27 novembro 2008

A Microsoft ao longo do tempo tem-se preocupado em lançar versões gratuitas de múltiplos softwares que, mais tarde ou mais cedo, acabam por ser integrados nos seus sistemas operativos, como acontece com o Internet Explorer ou com o Vista Security Center.Com a sua firewall e o seu antispyware (Windows Defender) integrados no Vista, a venda de firewalls privadas para negócios e empresas, sofreu as consequências. Agora, numa movimentação que promete fazer com que a Trend Micro, McAffee, Norton, e outras empresas de segurança percam o sono; a Microsoft anunciou que no segundo trimestre de 2009, irá oferecer um software anti-virus gratuitamente.

A nova pérola tem o nome de código Morro, e a Microsoft descreve o software como uma solução de qualidade, capaz de providenciar protecção compreensiva de qualidade, contra malware, incluindo virus, spyware, rootkits e trojans. A nova solução, que será oferecida aos consumidores sem qualquer custo, está a ser construída com o intuito de consumir o mínimo de recursos possíveis, tornando-o um software apetecível para os computadores menos exigentes.

A Microsoft irá descontinuar o seu serviço OneCare a 30 de Junho de 2009, sendo que quem subscrevia o serviço, irá recebê-lo em casa gratuitamente.

O novo software ficará provavelmente disponível para Windows XP, Windows Vista e Windows 7. A Microsoft planeia integrá-lo com o novo browser Internet Explorer 8, que irá incluir diversas novidades, como o tão famoso «modo porn».