Sony Ericsson Xperia X1 chega a Portugal

. 26 novembro 2008

Cerca de um ano após a sua apresentação mundial e um mês depois de chegar às lojas de muitos países europeus, o Xperia X1 acaba de ser lançado no mercado português.O novo smartphone da Sony Ericsson segue a tendência de máquina mista para comunicações, entretenimento e produtividade, baseando o seu funcionamento na plataforma Windows Mobile 6.1 e num acesso HSDP.
Com um design do tipo slide, a partir do qual um teclado QWERTY desliza sob o ecrã XVGA com 3" de diagonal e permite a utilização do dispositivo na horizontal, o X1 tem exactamente no LCD híbrido a sua base de interacção.

A organização das funcionalidades está feita por meio do que o fabricante designa por "painéis interactivos", que basicamente remetem o utilizador para secções específicas - jogos, Media Player, aplicações do tipo Office, navegação na Internet, acesso ao Google Maps, GPS e comunicações de voz, por exemplo. A navegação pode ser feita tocando no ecrã com os dedos, com um estilete (incluído no pacote), usando normais teclas de cursor, ou um mini-joystick.

Uma das características mais interessantes do X1 surge na sua vertente de máquina fotográfica: uma versão com sensor de 3.2MP cuja focagem manual pode ser efectuada tocando no ecrã, na zona da imagem que se pretende focar. Uma solução interessante para conseguir rapidamente escolher um objecto que, por alguma razão, o sistema de autofoco não escolheu...

De resto as características do Xperia X1 confirmam o que a Sony Ericsson havia apregoado no início de 2008, ao nível das ligações Wi-Fi, USB e Bluetooth 2.0 com suporte A2DP, memória interna de 400MB, ranhura para cartões microSD, sintonizador de rádio FM, suporte a jogos Java e reconhecimento de escrita.

Está disponível em versões preto ou prata e possui um PVP à volta dos €730, livre de operador. Segundo informações dos responsáveis da Sony Ericsson ao Gadget-Magazine, inicialmente o X1 estará disponível também agregado aos serviços de comunicações móveis da Zon Multimédia e da TMN.