Valve faz emboscada a hacker

. 17 novembro 2008

A Valve, editora do Half Life 2 tentou atrair o responsável pelo lançamento pirata do jogo em 2003 com uma proposta de emprego. O pirata alemão não caiu na jogada.Axel “Ago” Gembe teve acesso a uma cópia do Half Life 2 antes do lançamento oficial do jogo e disponibilizou-a online para partilha. O pirata foi também acusado em Los Angeles, nos EUA pela criação e partilha do código malicioso Agobot.

Os responsáveis da Valve pediram ajuda na Internet e duas fontes anónimas forneceram transcrições de conversas de IRC. Em Fevereiro de 2004, um e-mail do endereço DaGuy@hushmail.com chegou à Valve. O remetente admitia estar a monitorizar a rede da editora, para acompanhar os progressos na criação do jogo. Começou uma troca de e-mails entre a editora e o pirata, o FBI desconfiou de que o remetente era Gembe e aconselhou a Valve a convencer o pirata a deslocar-se aos EUA para uma entrevista de trabalho. A Valve assim fez, disponibilizou-se a pagar todas as despesas, mas Gembe, “sentindo” o perigo, decidiu não sair da Alemanha, onde ainda se mantém, noticia a Wired.

O FBI, em 2001, realizou uma jogada parecida, criando uma start up, para atrair dois piratas informáticos russos. Dessa vez, foi um sucesso.