Custo de fabrico da PS3 reduzido

. 27 dezembro 2008

Segundo estimativas da iSuppli, companhia especializada em investigação e estudos sobre electrónica de consumo, o custo de produção da consola Playstation 3 poderia ver o seu custo de produção reduzido para metade em relação aos primeiros modelos graças às mudanças internas na consola.As estimativas apontam que o fabrico das primeiras PS3 tinham um custo de cerca de 840 dólares por unidade, quando a consola era vendida ao publico por 599 dólares.

Em relação a esse modelo inicial foi eliminada a retrocompatibilidade com a PS3, duas entradas USB e o leitor de cartões. Para além disso durante um certo tempo apostou-se nos discos rígidos de 40 GB, que foram logo aumentados para 80 GB.

Desta forma, o preço actual do fabrico de uma PS3 estima-se que esteja na ordem dos 440 dólares por unidade, com um preço de venda ao público de 399 dólares.

Com esta mudança podemos ver que a Sony perdia com os primeiros modelos 240 dólares por consola, e que agora a perda é de apenas 40 dólares por consola vendida.

Andrew Rassweiler, analista da iSuppli, espera que a Sony esteja neste momento numa fase de uma nova revisão dos componentes internos da consola que irão reduzir ainda mais os custos de produção, e ainda estimam que em 2009 a Sony pode começar a ganhar dinheiro com as suas consolas.