Heath Ledger foi este fim-de-semana considerado o Melhor Actor num Filme Internacional de 2008 pelo Instituto Cinematográfico Australiano (AFI).
O actor, vítima de uma overdose acidental com medicamentos no início deste ano, foi homenageado a título póstumo numa cerimónia em Melbourne, no seu país natal.
Desaparecido aos 28 anos, Ledger conheceu o aplauso da crítica pela participação no filme de 2005 O Segredo de Brokeback Mountain . Desde a sua morte em Janeiro já recebeu diferentes prémios pelo papel de Joker, a sua prestação na pele do arqui-rival de Batman, tendo sido homenageado na cerimónia dos Óscares.
Na cerimónia dos AFIs, Kate, a irmã do actor, subiu ao palco para agradecer o troféu. "Foi o ano mais difícil da minha vida. Estamos muito orgulhosos dele e aceitamos humildemente este prémio em nome da sua filha, que vamos acarinhar para sempre", disse.
No tributo agora prestado pelo instituto australiano, sublinhou-se que Ledger "era um actor inovador no corpo de um homem excepcional (...) Era o espírito destemido que muitos de nós quereríamos ser. Que a lenda sobreviva".
A excelência da prestação de Heath Ledger em Dark Knight , exibido após a sua morte precoce, atirou o australiano para o panteão das lendas do cinema.
Em 2008, o seu nome foi um dos mais procurados nos motores de busca de todo o mundo e um dos grandes vencedores na mórbida lista de maiores fazedores de dinheiro já defuntos, "habitada" geralmente por estrelas como Elvis Presley, John Lennon ou Kurt Cobain.
1 comments:
Merece.
Enviar um comentário