Atletas treinam com o Street Fighter IV

. 05 março 2009

A equipa de Taekwondo britânica utiliza o videojogo como complemento de treino para a sua preparação física, a sugestão partiu dos próprios treinadores da selecção.Tyrone Robinson, atleta da selecção em causa, é uma das que adicionou ao seu treino habitual umas horas em frente ao Street Fighter IV. Segundo a desportista, o jogo acaba por ser “um complemento” na sua preparação física.

O analista de rendimento da equipa britânica de Taekwondo, Des Blackburn, frisa que ao aconselharem um atleta a passarem algum tempo livre a jogar não estão a incentivar à substituição do treino. Segundo o especialista, o que se pede é que joguem para aumentar a atenção, percepção de profundidade e coordenação.

A equipa técnica da selecção indica que jogos como o Street Fighter contribuem para “melhorar a coordenação, reflexos e velocidade” dos atletas.

A adopção de videojogos para o treino de profissionais é uma prática que já abrange vários sectores: em vários países, as autoridades policiais utilizam o Counter-Strike e o exército norte-americano faz do America`s Army o seu jogo de treino.