Tetris

. 04 junho 2009

Passados 25 anos, o Tetris continua a triunfar num sector em que custa milhões de euros desenvolver títulos capazes de vingar no mercado e agradar aos jogadores mais exigentes. Criado em 1984, o Tetris celebra um quarto de século repleto de êxitos à escala mundial, apostando na modernização.Criado por Alexey Pajitnov, na Academia de Ciências de Moscovo, e desenvolvido como negócio pelo empresário Henk Rogers, o jogo vendeu mais de 125 milhões de cópias, em mais de 50 países, desde que completou a sua primeira versão, no já distante dia 6 de Junho de 1984.

Agora, os entusiastas deste jogo procuram uma maneira de o manter no seu auge. Depois de encontrar uma geração de jogadores nos utilizadores de consolas como o Game Boy ou de computadores, os seguidores do Tetris apostam agora nos smartphones, como o iPhone.

«Esperamos que o negócio evolua nos smartphones e que chegue às lojas da Apple, que as pessoas encontrem o Tetris e o comprem», disse o vice-presidente da divisão móvel da Electronic Arts, Adam Sussman. Tal aconteceu e, desde que começou a ser comercializado na App Store da Apple, em Julho de 2008, o Tetris converteu-se num dos dez jogos mais vendidos de todos os tempos.

O sucesso do jogo tem sido tal que um inglês chegou a ser preso durante quatro meses por se recusar a parar de jogar Tetris no seu telemóvel dentro de um avião em pleno voo.