Smartphones Nokia

. 09 setembro 2009

A Nokia anunciou o reforço da sua linha de smartphones durante o Nokia World, em Estugarda, na Alemanha, com o objectivo de concorrer mais directamente com a sua rival, a Apple, que tem apostado mais que a empresa finlandesa na inovação.

A maior fabricante mundial de telemóveis apresentou os aparelhos musicais X6 e o X3, que serão disponibilizados no quarto trimestre deste ano por 641 e 163 euros respectivamente. O X6 terá capacidade para 35 horas de música e contará com 32 GB de memória interna.

O grupo revelou ainda uma nova versão do N97, por 450 euros, anunciando que estava perto de superar as duas milhões de unidades vendidas com o N97 original. O modelo de topo, o N900, será vendido por 500 euros, sendo o primeiro da Nokia a ser equipado com o Linux.

A companhia aproveitou ainda o evento para anunciar uma parceria com o Facebook, para um novo serviço baseado na localização dos utilizadores. Através dos aparelhos da Nokia, registados no serviço Ovi, os utilizadores vão poder actualizar as suas contas na rede social. O primeiro telemóvel compatível com o aplicativo será o N97 mini, que começa a ser vendido no próximo mês.

A Nokia está à procura de outras oportunidades de negócio, para a oferta de serviços como downloads de música ou jogos para utilizadores de telemóveis, mas, até ao momento, as suas ofertas não ganharam muita força.