Nokia lider com 53%

. 16 outubro 2010

A consultora Kantar deu a conhecer hoje alguns dados sobre o primeiro estudo de mercado Comtech realizado em Portugal. De acordo com a estatística, a Nokia tem uma quota de mercado de 53,1% nos telemóveis.O Comtech tem por objetivo a análise detalhada do mercado das telecomunicações, em quatro vertentes: telemóveis; televisão, Internet, telefones fixos. Este primeiro estudo sobre o mercado português incide especialmente sobre os primeiros seis meses de 2010.

Entre os números apresentados pelos responsáveis da Kantar em conferência de imprensa realizada esta tarde, destaca-se um que refere que, durante a primeira metade deste ano, as vendas de smartphones não terão superado 3,4% da quota de mercado nacional dos terminais móveis.

Num parque de telemóveis em que 43% dos dispositivos tem menos de um ano de uso, a Nokia lidera as vendas com 53,1% de quota de mercado.

Ainda no segmento móvel, destaque para os dados que revelam que a TMN tem uma quota de mercado de 40,7% (a Vodafone tem 30,7%).

Em média, o consumidor português gasta 13 euros por mês com chamadas e transmissão de dados através de terminais móveis.

A Kantar estima que, em média, os portugueses pagam 26 euros mensais para ter acesso à Net em casa.

Hoje, há cerca de quatro milhões de acessos à Net a partir das redes fixas que operam em Portugal.

O Comtech tem por base 2000 entrevistas realizadas através da Internet.
Os responsáveis da consultora lembram que pretendem continuar a analisar as preferências destes e de outros de consumidores, a fim de ter uma análise mais pormenorizada das tendências de consumo.