Nova Loja Online de Aplicações da Apple

. 25 outubro 2010

Na última conferência da Apple, Steve Jobs anunciou um novo sistema operativo para os Mac, “Lion OSX.” Mas para os especialistas, a grande novidade é a abertura da “Mac App Store” nos próximos 90 dias, uma loja de aplicações para os Macintosh à semelhança daquelas que já existem para o iPad e para o iPhone.

“A loja de aplicações para Mac vai ser o melhor sitio para descobrir novas aplicações,” disse Jobs. “Não será o único sítio (para comprar aplicações), mas será o melhor,” disse o CEO da Apple.

Nesta nova loja, a aquisição de aplicações processa-se da mesma maneira da que já existe para o iPhone – pagamento virtual e download – e o preço será definido pelo programador (dentro dos parâmetros da Apple), que recebe 70% dos lucros, ficando os restantes 30% para a Apple.

A maioria dos especialistas parece concordar que esta nova loja irá abalar o mercado do software para Mac. “Sem dúvida que irá abalar o mercado tradicional de distribuição de software,” disse o vice-presidente da Appcelerator, Scott Schwarzhoff, uma empresa que se dedica ao desenvolvimento de ferramentas para programadores. “Esta é a extensão lógica daquilo que os programadores já faziam para o iPhone.”