Nokia N9

. 22 junho 2011

A Nokia apresentou o seu smartphone totalmente orientado para o "touch", o Nokia N9 que deverá chegar ao mercado ainda este ano.

Com um vidro ligeiramente curvo e com um chassis feito de uma peça única de policarbonato (que a Nokia diz ser o melhor material para garantir a melhor recepção/transmissão), sem dúvida que este N9 é um dos smartphones esteticamente mais bem conseguidos - e dispensa botões frontais.

O ecrã é um AMOLED de 854x480, e o processamento fica a cargo de um CPU TI OMAP 3630 (1Ghz) com uma PowerVR SGX530.

Com o Symbian em fase "decadente", e o Windows Phone prestes a tornar-se no OS da marca, este N9 corre no entanto o MeeGo 1.2 - que mesmo tendo um enorme potencial, poderá afugentar desde logo os utilizadores que temerem que este produto não receberá a atenção desejada por parta da marca a médio/longo prazo.

A câmara é de 8MP com lente Carl Zeiss, e promete fotos e vídeos de qualidade irrepreensível mesmo em situações de baixa luminosidade.

Este N9 vem também equipado com NFC, e - estreia no segmento - Dolby Headphone e Dolby Digital Plus que simula o efeito surround usando headphones.