Lamborghini Aventador Carbonado

. 27 julho 2012

O nome não engana: este Lamborghini Aventador usa e abusa da fibra de carbono. A verdade é que este é um material que já está presente em abundância no Lamborghini Aventador.

No entanto, no Mansory Carbonado, uma edição exclusiva limitada a seis exemplares, a empresa alemã recorre à fibra de carbono para criar um Aventador muito especial.
A empresa que já nos habituou a produtos extremos pegou no Lamborghini Aventador e revestiu-o totalmente em carbono. O trabalho passou por substituir itens como o para-choques, capot, guarda-lamas (alargados em 25 mm), tejadilho, cobertura do motor e spoiler traseiro por peças totalmente em carbono.

Contudo, as alterações não têm apenas «vantagens» estéticas como também melhoram o arrefecimento da mecânica e aumentam a sustentação negativa do Aventador.
Em relação à mecânica, o motor V12 recebe uma reprogramação eletrónica e novas saídas de escape, permitindo que a potência passe dos 700 para os 754cv às 8300 rpm. Na mesma linha, o binário máximo cresce dos 690 para os 750 Nm às 6000 rpm. 

O resultado é uma velocidade máxima de 355 km/h (mais 5 km/h) e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,8 segundos (menos uma décima que o Aventador «normal»).

As jantes, de 20 polegadas no eixo dianteiro e 21 no eixo traseiro, montam pneus de dimensões 255/30 e 345/25, à frente e atrás, respectivamente.

No interior, tal como no exterior há muito carbono, mas também couro. O preço ainda não é conhecido, mas será seguramente superior aos 402.385 euros pedidos por um Aventador em Portugal.