Poster de 'Metropolis' - O mais caro de sempre

. 01 julho 2012

Há apenas quatro posters originais do filme 'Metropolis' (1927), de Fritz Lang, e um deles vai ser leiloado em breve podendo ser vendido por um milhão de dólares (o que seria um novo recorde para um cartaz de cinema).

De acordo com o Hollyood Reporter, o cartaz está incluído no lote de bens a serem vendidos no âmbito do processo de bancarrota de Kenneth Schacter, um conhecido colecionador norte-americano. O processo está a cargo do Tribunal de Falências de Los Angeles e o leilão deverá ocorrer brevemente.

O poster foi criado pelo pintor alemão Heinz Schulz-Neudamm (1899-1969), num design art-déco. Baseado num romance de Thea Von Harbou, mulher do realizador, 'Metropolis' é um dos filmes marcantes da história do cinema e um dos primeiros filmes da moderna ficção científica.

Esta é a versão internacional do cartaz (a versão alemã incluía os créditos). Os distribuidores nos diferentes países usaram os seus próprios cartazes de promoção, como era habitual, mas neste foi usada pela primeira a imagem da mulher-robot que se tornou o ícone de 'Metropolis'.

Schacter comprou este cartaz por 690 mil dólares em 2005. No processo de bancarrota, os avaliadores dos banco avaliam a peça em 250 mil dólares, um número risível, segundo o Hollywood Reporter, que, citando especialistas em colecionismo, afirma que o cartaz poderá atingir 1 milhão de dólares.
A coleção de Schacter inclui um outro poster, de 1933, de 'King Kong' que é quase tão valioso quanto o de 'Metropolis'.