Espanha: Idosa transforma fresco de Cristo em «macaco peludo com túnica desapropriada»
Uma pensionista octogenária tentou restaurar o fresco «Ecce Homo» perto de Saragoça, em Espanha, com as próprias mãos, mas acabou por transformar a prezada obra naquilo que parece ser «um macaco peludo com uma túnica desapropriada», segundo um apreciador.
A obra «Ecce Homo» («Contemplem o Homem»), da autoria de Elias Garcia Martinez, está no santuário da Igreja Mercy há mais de um século, mas devido à idade sofreu um processo progressivo de deterioração.
A idosa terá entrada sem levantar suspeitas o local para se dirigir ao fresco e aplicar umas pinceladas, deixando a imagem a parecer que foi feita por uma criança, o que chocou a comunidade local.
Note-se que a obra não tem valor monetário extraordinariamente elevado, mas tem um grande valor sentimental para a comunidade.
Ao perceber que não estava na sua melhor «forma» artística, a mulher entrou em contacto com Juan Maria Ojeda, responsável local pelos assuntos culturais, para pedir ajuda.
«Penso que ela tinha boas intenções», comentou Ojeda. Na próxima semana ela vai encontrar-se com um profissional para explicar que materiais utilizou», explicou.
«Se não conseguirmos solucionar o problema, provavelmente vamos cobrir a parede com uma fotografia do fresco», avisou.
0 comments:
Enviar um comentário