Nokia Lumia 920 & Lumia 820

. 07 setembro 2012

A empresa finlandesa apresentou os mais recentes smartphones da linha Lumia: o 920 e 820 destacam-se pelas tecnologias visuais, tanto a nível de captura como a nível de visualização.

Sem grandes rodeios Jo Harlow, vice-presidente executiva da marca nórdica, considerou o Nokia Lumia 920 como “o smartphone mais inovativo do mundo”. A frase foi repetida várias vezes durante o evento em Nova Iorque e os responsáveis da Nokia e da Microsoft estão empolgados com o resultado entre a parceria Windows Phone 8 e os novos dispositivos Lumia.
O Nokia Lumia 920 vem equipado com um sensor fotográfico de oito megapixéis com tecnologia PureView, mas que é diferente do PureView usado no Nokia 808. A tecnologia PV é agora sinónimo de sensores fotográficos móveis de alta qualidade e não especificamente de 41 megapixéis.

O dispositivo fotográfico do novo smartphone topo de gama da empresa finlandesa é capaz de captar fotografias com grande precisão mesmo em circunstâncias com baixos níveis de luminosidade. O Lumia 920 é capaz de capturar entre cinco a dez vezes mais luz do que os restantes smartphones no mercado, o que se traduz em imagens mais límpidas e aguçadas.
Nokia Lumia 820. Esta versão é ligeiramente mais modesta que o Lumia 920, por isso espera-se que em termos de preço a diferença se faça notar. O ecrã é reto em ClearBlack OLED de 4,3 polegadas com resolução de 800×480 pixéis e a câmara fotográfica é de oito megapixéis Carl Zeiss mas sem PureView.

Tem tecnologia de carregamento sem fios, tem NFC, tem o mesmo processador Snapdragon S4 do «irmão mais velho», tem 8Gb de armazenamento interno e entrada para cartão microSD, terá duas versões, uma HSPA+ e outra com suporte a ligações 4G, mas a grande diferença está.. nas capas amovíveis.

A Nokia volta a apostar naquela que já foi uma das suas imagens de marca, isto é, a personalização exterior e original do telemóvel. As capas estarão disponíveis em vermelho, amarelo, cinzento, azul claro, roxo, branco e preto. 


Lumia 920 e 820, irmãos de armas na conquista do mercado Os dois smartphones têm o châssis feito em policarbonato e com os botões de cerâmica. 
A fotografia voltou a ser o ponto de destaque na apresentação dos novos smartphones. Os Lumia 920 e 820 têm um botão dedicada para o núcleo fotográfico dos telemóveis. Chamado de Lenses Button, quando carregado inicia a câmara, mas quando pressionado abre um aglomerado de aplicações instaladas no dispositivo que permitem tirar partido da câmara fotográfica, com PureView no caso do Lumia 920. Durante a apresentação os responsáveis da Nokia destacaram algumas apps, como o Photosynth que permite tirar e visualizar fotografias panorâmicas, ou como o Blink que captura diversas fotos em simultâneo, indicando depois qual a melhor imagem de todas as captadas.