Golden Globes 2013

. 22 janeiro 2013

O drama "Argo" e o musical "Os Miseráveis", no cinema, e a série dramática "Segurança Nacional", na televisão, foram as grandes vencedoras dos Globos de Ouro.

O musical "Os Miseráveis" e o drama "Argo" foram os filmes que arrecadaram mais prémios na cerimónia de entrega dos Globos de Ouro, enquanto que "Lincoln", de Steven Spielberg que era apontado como favorito, venceu apenas um dos principais galardões.
"Os Miseráveis", uma adaptação da obra de Victor Hugo, venceu os galardões de melhor filme, melhor ator (Hugh Jackman) e melhor atriz secundária (Anne Hathaway) na categoria de comédia/musical.

Já "Argo", de Ben Affleck, sobre a missão da CIA de resgate de diplomatas norte-americanos de Teerão em 1979, arrecadou os prémios de melhor drama e melhor realizador, enquanto "Lincoln", que tinha sete nomeações, garantiu apenas o prémio de melhor ator de drama, entregue a Daniel Day-Lewis.

"Django Libertado", de Quentin Tarantino, venceu dois prémios importantes, de melhor ator secundário (Christoph Waltz) e de melhor argumento.

Em televisão, a série "Segurança Nacional" foi a grande vencedora da noite, arrecadando os prémios de melhor série dramática do ano, melhor atriz (Claire Danes) e melhor ator (Damian Lewis), a par de "Girls", que garantiu os galardões de melhor série de comédia/musical e de melhor atriz da mesma categoria (Lena Dunham).