Sony Xperia Z & ZL

. 16 janeiro 2013

O CES 2013 deste ano foi cheio de novidades extremamente interessantes. Falemos da Sony e dos seus novos produtos na área dos smartphones e é caso para dizer: que belos produtos são estes novos Sony Xperia Z e Sony Xperia ZL.

Ambos os dispositivos partilham as características de luxo de um autêntico topo de gama: ecrã de 5 polegadas Full-HD com uma densidade de 441PPP, SoC quad-core da Qualcomm com núcleos Krait (muito semelhantes ao Cortex-A15), 2GB de RAM, sensor fotográfico traseiro Exmor RS com 13Mp e sensor fotográfico frontal de 2Mp sendo que no Xperia Z ambos permitem a gravação de vídeo em 1080p. Tanto o Xperia Z como o Xperia ZL vêm com o Android 4.1.2 de origem mas serão actualizados para o Android 4.2.

A diferença entre eles entra aqui: o Xperia Z mede 139 x 71 x 7.9 mm, pesa 146g, virá com o certificação IP57 (resistente a água e pó) e terá uma panóplia de optimizações e funcionalidades adicionadas via software. No caso do o Xperia ZL, este mede 131.6 x 69.3 x 9.8 mm, pesa 151g e não virá com o certificação IP57.
A diferença entre os dispositivos não é muito grande (prende-se praticamente à estética e robustez) no entanto o Xperia Z ganha ainda por uma curta margem. A Sony revelou que os dois smartphones não serão colocados à venda em simultâneo no mesmo país: irão sim variar de país para país. Os dispositivos não têm ainda o preço afixado mas prevê-se que andem na ordem dos 600€.

Os Sony Xperia Z e Sony Xperia ZL deverão chegar ao mercado já em Março.