Samsung Galaxy S4

. 15 março 2013

Chama-se Galaxy S4 e é o novo topo de gama da Samsung, apresentado com pompa no Radio City Music Hall, em Nova Iorque.

O dispositivo apresenta-se com um ecrã sensível ao toque de cinco polegadas, está mais fino, leve e mais rápido, apresentando também ligação 4G LTE. Chega a Portugal no final de abril.
Com 7,9 mm de espessura e 130 g de peso, o Galaxy S4 usa a tecnologia Full HD Super AMOLED e tem 441 pixels por polegada. O novo ecrã adapta-se automaticamente à iluminação local, sendo que o objetivo é torná-lo mais confortável para ser usado em qualquer ambiente, horário e iluminação.

O processador «Exynos 5 Octa», de oito núcleos, torna o dispositivo mais rápido e poderoso, permitindo criar imagens com mais efeitos. Possui ainda 2 GB de memória RAM, uma câmara traseira de 13 megapixels (MP) e uma frontal de 2 MP. Apresenta-se com três opções de armazenamento: 16 GB, 32 GB e 64 GB.

O Galaxy S 4 tem oito sensores, incluindo de movimento, de temperatura e de unidade. O «smart scroll» e o «air gesture» são duas das funções mais surpreendentes, sendo que o primeiro capta o movimento dos olhos do utilizador e até permite parar um vídeo se o olhar for desviado. O Air Gesture permite interagir com o aparelho sem lhe tocar. Outra novidade é a «dual camera», que permite fotografar e filmar usando as duas câmaras, frontal e traseira, ao mesmo tempo.

O S4 surge, aliás, com inúmeras funções novas: o «sound and shot», que permite gravar cinco segundos do áudio ambiente antes de tirar a foto; o «drama shot», que faz uma montagem com as fotos para criar um efeito de movimento; o «eraser», que permite editar a foto rapidamente, removendo objetos e pessoas indesejadas da imagem; o «story álbum», que capta fotos do utilizador fotografadas num determinado local e cria um álbum automaticamente e o «S Translate», disponível em nove línguas, incluindo o português, que faz traduções simultâneas.