“A maior mudança no iOS desde a introdução do iPhone“: foi desta forma que Tim Cook apresentou a mais recente versão do sistema operativo para dispositivos móveis. A revelação era uma das mais aguardadas e especuladas e confirma os prognósticos: o iOS 7 é diferente de tudo aquilo a que estávamos habituados.
A revolução no design foi dirigida por Sir Jonny Ive e engloba uma renovada interface, bem como novos recursos. O design é simples e minimalista, tal como os rumores apontavam. Os ícones foram totalmente redesenhados e uma nova gama de cores substituiu os tons discretos anteriores. As camadas de funções estão dispostas consoante uma hierarquia e o ecrã possui uma certa translucidez.
“A simplicidade, a clareza e a eficiência também podem ser belas. A verdadeira simplicidade não vem da falta de ornamentação, mas está ligada a ordenar a complexidade”, disse o chefe de design da Apple durante a apresentação, para justificar as decisões em relação ao novo visual do iOS 7.
O centro de controlo é um dos novos recursos. Pode ser acedido arrastando o dedo no ecrã principal do aparelho. Esta ferramenta permite ligar o Wi-Fi, colocar o aparelho em modo avião, alterar o brilho do ecrã e ligar recursos como o AirDrop (de partilha de arquivos) e o AirPlay.
A multitarefa é outra das mudanças mais evidentes: todas as aplicações para iOS passam a suportar o recurso multitarefa, o que significa que o conteúdo das apps já estará atualizado assim que o utilizador a ele aceder. O sistema operacional passará a monitorizar o uso do smartphone ou do tablet, atualizando as apps antes de serem utilizadas e gerindo o gasto energético do aparelho para poupar bateria.
O assistente Siri (com novas vozes, novos idiomas, entre outras configurações) ou o navegador Safari também ganharam novas atualizações. O iOS vem também com suporte decâmara fotográfica que acrescenta filtros e uma nova app que ajuda a organizar as fotos e a partilhá-las nas redes sociais.
“Sempre pensámos em design como sendo algo muito maior do que a aparência de alguma coisa. O design está no produto todo, na forma como algo funciona em diferentes níveis. O design define muito a nossa experiência”, afirmou Ive.
A nova geração do iOS será suportada pelo iPhone 4, iPhone 4S e iPhone 5, além do iPad 2 em diante, iPad Mini e iPod Touch a partir da quinta geração. Utilizadores de modelos mais antigos não poderão atualizar o software do dispositivo para o iOS 7. O sistema operativo estará disponível para desenvolvedores a partir do dia de hoje. Os utilizadores comuns terão de esperar até ao próximo Outono.
0 comments:
Enviar um comentário