Play Store vs. App Store

. 07 agosto 2013

Play Store do Google ultrapassa Apple App Store pela primeira vez.

Desde que a Apple apresentou o iPhone que o mercado de aplicações para dispositivos móveis tornou-se extremamente interessantes e lucrativo. Pouco tempo depois a Google decidiu também apresentar a sua proposta e fazer frente à poderosa Apple. Pois bem, hoje chegam os resultados de ambas as lojas e, pela primeira vez , a Google Play Store conseguiu ultrapassar a Apple App Store no que toca à quantidade de downloads efectuados.

De facto um feito até agora difícil de alcançar e que deve de estar a ser bem celebrado lá para os lados de Mountain View.
Apesar da loja da Apple ter perdido no que toca à quantidade de downloads esta acabou por ganhar por uma larga margem no lucro obtido pelas aplicações pagas, conseguindo até obter mais que o dobro de lucro do gerado pelo Google Play Store, mantendo-se ainda como a loja mais lucrativa da área.

Esta situação pode dever-se ao facto da plataforma Android permitir facilmente a instalação de aplicações piratas, tirando o lucro aos programadores que investiram tantas horas a desenvolve-las. Infelizmente, esta situação retira interesse das grandes empresas em investir nas plataformas mais fáceis de piratear, por isso mesmo ainda há aplicações de grande qualidade que são exclusivas do sistema iOS, isto apesar da Google ter vindo a ganhar muito terreno nesta área.

Ainda assim, a Google tem vindo a manter uma oferta mais abrangente e completa (em certos casos) do que a sua concorrente, pelo que poderá até crescer fortemente no que toca ao lucro.