Microsoft compra Nokia

. 03 setembro 2013

O negócio há muito que vinha a ser especulado. Agora, confirma-se: a Microsoft passa a deter a divisão de dispositivos da Nokia.

É oficial: a Nokia vai deixar de ser uma marca de telemóveis. A Bloomberg indica que a Microsoft vai pagar 5,44 mil milhões de euros à Nokia pela sua divisão de dispositivos e serviços, ou seja, a parte da empresa que constrói smartphones e e responsável por aplicações como os mapas Here.

O até agora CEO da Nokia, Stephen Elop, será substituído por Risto Siilasmaa. Elop passa a ser Executive Vice President of Devices & Services, mas espera-se que passe para a Microsoft assim que o negócio estiver concluído – o que deverá acontecer em 2014, depois da aprovação dos organismos regulatórios.


O negócio está dividido em dois números gigantes: a Microsoft paga 3,79 mil milhões de euros pela divisão Devices & Services e 1,65 mil milhões pelas patentes. Segundo o acordo, a empresa de Redmind licencia as patentes da Nokia por dez anos, com a hipótese torna este acordo perpétuo no final da temporada.

A Microsoft passa também a ter o direito de usar as marcas Lumia e Asha, mas os smartphones que sejam disponibilizados no futuro não terão a marca Nokia.

Apesar da compra, a Microsoft diz que continua empenhada em disponibilizar o seu sistema operativo a parceiros. Todavia, levanta-se, agora, a mesma questão que ocorreu quando a Google comprou a Motorola: estarão os parceiros interessados em continua a fabricar terminais Windows Phone, quando este ocupa um distante terceiro lugar? A HTC, por exemplo, disse ao The Verge que ainda está a avaliar a situação e que não tem comentários a fazer por agora.